quarta, 25 de setembro de 2019 - 17:23h
SECRETÁRIO EXECUTIVO DA DAFESA CIVIL ESTADUAL PARTICIPA DE REUNIÃO NO CONSELHO NACIONAL DE GESTORES ESTADUAIS DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL DO BRASIL
Secretário Executivo da Defesa Civil Estadual participa de reunião do CONGEPDEC, em Brasília
Por: SD AMANDA SERRANO

Acontece nos dias 25 e 26 de setembro (quarta e quinta feira), em Brasília no Distrito Federal, a reunião do Conselho Nacional de Gestores Estaduais de Proteção e Defesa Civil do Brasil (CONGEPDEC).
Participa da reunião o secretario executivo da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado de Amapá (CEDEC/AP), Coronel Rogério Ramos, além de Coordenadores e Secretários Executivos das Defesas Civis de todo o Brasil.
Com o notório aumento das ocorrências de catástrofes no Brasil e no mundo, faz-se extremamente importante e necessário que sejam tomadas medidas e que se adotem politicas publicas integradas e sistematizadas, entre os diversos atores que atuam na gestão de risco de desastres, sendo as Defesas Civis os orgãos que dão as primeiras respostas em caso de desastre.
O objeto da reunião é justamente a troca de experiencias e a integração e sistematização das políticas públicas, para que as respostas sejam rápidas e satisfatórias.
No dia 25 (quarta feira), além da visita do Ministro dr Desenvolvimenfo Regional Gustavo Canuto, os gestores contaram com palestras do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais ( CEMADEM), Agência Nacional de Energia Elétrica (ANELL), Agencia Nacional de Águas (ANA) e da Secretaria Nacional de Defesa Civil (SEDEC), todas relacionadas a assuntos inerentes a Defesa Civil e em cada uma delas, houve a discussão e troca de experiencias, finalizando com uma reunião do Conselho Nacional de Gestores, que tem como finalidades:
- Participar da formulação, acompanhamento e avaliação das politicas e diretrizes nacionais relacionadas com o Sistema Nacional de Defesa Civil (SINDEC);
- Acompanhar, em articulação com os integrantes da SINDEC a implementação da Politica Nacional de Defesa Civil entre outras.
O dia 26 (quinta feira) encerra a reunião, com uma sessão na câmara dos deputados, que irá instalar a Frente Parlamentar de Gestão e Defesa Civil, liderada pelo deputado federal Guilherme Derriti, Capitão do Corpo de Bombeiros Militar, com o objetivo de buscar apoio parlamentar para elaboração de propostas em prol das Defesas Civis de todo o Brasil.
É a Defesa Civil sempre se atualizando para melhor atender a população, dando respostas concretas, no menor tempo possível.
#defesacivilsomostodosnos

• Reunão do CONGEPDEC
CEDEC - CEDEC Amapá
Av. Mendonça Júnior, nº 1921, Centro - (96) 4009-9195 - Secretaria@defesacivil-ap.com.br