sábado, 23 de fevereiro de 2019 - 10:41h
SIMULADO DE INUNDAÇÃO MARCA ENCERRAMENTO DO PRIMEIRO CURSO BÁSICO DE DEFESA CIVIL EM PORTO GRANDE
Por: SD Amanda Serrano
Foto: SD Amanda Serrano
Participantes do I Curso Básico de Defesa Civil

Ocorreu nesta sexta feira (22/02) o encerramento do 1 curso básico de Defesa Civil que aconteceu em Porto Grande e foi realizado pelo Grupamento de Proteção Ambiental e Combate à Incêndio Florestal ( GPCIF).O encerramento foi marcado pela realização de um simulado de inundação realizado no município de Ferreira Gomes.
O objetivo do simulado foi estimular os participantes a aplicar, por meio de uma simulação da realidade, os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso, para que saibam como agir caso ocorra um desastre.
Para isso, os participantes foram divididos em 4 equipes, onde cada uma representou um município, sendo eles: Porto Grande, Serra do Navio, Ferreira Gomes e Pedra Branca do Amapari. Com a área de atuação delimitada, as equipes: se deslocaram ao local do evento ( inundação) para fazer o levantamento dos danos e prejuízos ( número de residências, famílias e pessoas afetadas; serviços, empreendimentos públicos e privados afetados); preencheram o formulário de informação de desastre ( FIDE); confeccionaram o relatório fotográfico; verificaram o formulário de decretação de situação de emergência ou estado de calamidade pública; preencheram a declaração municipal de atuação emergencial ( DMATE);
Confeccionaram o parecer técnico da Defesa Civil; Confeccionaram o decreto Municipal de declaração da situação de emergência ou estado de calamidade pública; Confeccionaram relatórios ou declarações que comprovem a ocorrência de danos e prejuízos; lançaram todos os documentos no S2ID e solicitaram recursos federais.
Com o nivelamento de conhecimento todos ganham, principalmente a população que terá minimizado os danos causados por uma inundação.
É a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros trabalhando para cumprir sua missao: " Vidas alheias, riquezas salvar".
#Defesacivilsomostodosnos

CEDEC - CEDEC Amapá