quinta, 15 de fevereiro de 2018 - 18:06h
DEFESA CIVIL E OUTROS ORGÃOS REALIZAM A OPERAÇÃO LABOURIE NO DISTRITO DO LOURENÇO
CEDEC e outros orgãos realizam operação Labourie no distrito do Lourenço
Por: Sd Amanda Serrano

O Governo do Estado do Amapá, através do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá e da Coordenadoria Estadual de proteção e Defesa Civil (CEDEC) e em parceria com o Ministério Público Federal ( MPF), ANM, IMAP e demais órgãos, realiza a operação Labourie, no distrito do Lourenço.

Nos dias 02 e 03 de fevereiro ocorreu uma etapa, que contou com a participação da Defesa Civil, IMAP e do engenheiro Marco Tulio, que trabalha de forma voluntária com a Defesa Civil.

O objetivo da missão foi realizar o rebaixamento do canal para que o mesmo alcance um nível de segurança, reduzindo assim o risco de um rompimento súbito da barragem.

Outra ação ocorreu no dia 07 de fevereiro e participaram técnicos da Defesa Civil, IMAP e UNIFAP, onde atestaram que foi atingido o nível do reservatório e passaram a observar se seria suficiente para dar vazão, considerando o volume de chuva da região.

Aqui pôde-se afirmar que houve a redução do risco de rompimento súbito da barragem, porem mantendo a necessidade de acompanhamento continuado do comportamento do barramento em função das diversas patologias existentes no mesmo.

Nessa mesma ação foi realizada uma vistoria na bacia de rejeitos do Igarapé “Tira calcinha” onde foi constatado que está havendo, em parte da drenagem da agua, carreamento de finos.

A partir daí, ficou decidido que que na próxima ação seria realizada uma investigação da drenagem, para descobrir a origem da contaminação da agua do igarapé.

Houveram também as ações dos dias 09 e 10 de fevereiro, onde foi realizado o monitoramento da barragem para observar a regularidade do seu comportamento, lembrando que houveram do dia 07 até aqui, três dias de chuva intensas, e que o canal da barragem foi suficiente para fazer a drenagem das aguas decorrentes das chuvas.

Dessa forma, observou-se que o barramento tem mantido um comportamento uniforme, sem avanço nas deformações em função do período de chuvas.

Na sequência foi realizada a inspeção do nível de rejeito pela lateral da bacia e do ponto de vista da Defesa Civil, observou-se que está havendo um comportamento regular do rejeito sem haver carreamento na direção do canal extravasou.

Outra ação realizada foi a inspeção de um dos canais de drenagem do igarapé “Tira calcinha”, para descobrir a origem da contaminação desse igarapé. Um trecho significativo do igarapé foi avançado, mas não foi possível chegar até a sua nascente, o que mostra a necessidade de uma outra operação, para que seja feita a inspeção até a sua nascente.

Estiveram presentes nessa ação técnicos da Defesa civil e IMAP que deverão retornar na próxima ação para fazer a inspeção do igarapé do “Tira calcinha”.

Essa semana houve uma reunião da defesa civil com o MPF para comentar os resultados da operação e definir algumas diretrizes que nortearão as próximas ações a serem realizadas.

#DefesaCivilSomosTodosNós

CEDEC - CEDEC Amapá
Av. Mendonça Júnior, nº 1921, Centro
(96) 40099-195
Secretaria@defesacivil-ap.com.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá